Faculdade púlblica é melhor que a particular?

Nem sempre. No Brasil, a pesquisa científica costuma ser desenvolvida, em sua maioria, pelas universidades públicas. E, como elas existem há mais tempo, elas também costumam ser mais concorridas e tradicionais.

Mas, aos poucos, as faculdades particulares estão chegando junto. Algumas bem especializadas, como a Getúlio Vargas (para administração de empresas) e a ESPM (para propaganda e marketing), têm grande reconhecimento em todo o país e têm cursos tão ou mais concorridos que em muitas universidades públicas.

Neste cenário de grande concorrência, ganha quem tem mais infraestrutura, os melhores professores, laboratórios e bibliotecas bem completas. Por isso, é preciso pesquisar bastante antes de fazer sua escolha. Algumas perguntas podem ajudar: qual é a grade curricular das faculdades que você pensa em fazer? O ambiente é bom? Os professores são bem qualificados? Você é uma garota que gosta mais de matérias teóricas ou práticas? Quais as condições financeiras para estudar nessa faculdade?

E, decidido o caminho que você vai seguir, é muito importante lembrar: a sua postura como aluna é um dos fatores que mais determinam o tipo de profissional que você vai ser. Aquela velha frase "quem faz um bom curso é o aluno, não a faculdade" pode não ser totalmente verdadeira, mas faz um bocado de sentido.

Fontes: Dr. Paulo Tadeu Rabelo da Motta, coordenador do Projeto de Estágio Orientação Profissional na Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP e Silvio Bock, diretor do NACE Orientação Vocacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...